top of page
  • Foto do escritordepartamento biotecnologia

Prof. Fernando Segato: Proteínas Doces

Atualizado: 4 de abr. de 2023




Professor Fernando Segato, coordenador do Laboratório de Biologia Sintética e Molecular na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL-USP), desenvolve projetos voltados para o estudo e a produção de proteínas de interesse biotecnológico. A equipe coordenada pelo Prof. Segato realiza a clonagem, a expressão e o escalonamento da produção de proteínas de interesse, de modo a obter a produção máxima. Para alcançar estes resultados, são abordadas técnicas de biologia sintética e molecular, com o intuito de manipular geneticamente microrganismos de interesse.


Seus projetos contam com a colaboração de universidades e instituições internacionais e do Brasil, dentre elas, o Instituto de Tecnologias de Alimentos do Estado de São Paulo (ITAL), formando assim um “Núcleo de Pesquisa Orientada a Problemas no Estado de São Paulo''.


Um dos projetos em desenvolvimento, voltado para a área de saúde, busca produzir proteínas doces em microorganismos. Atualmente essas proteínas já são comercializadas e são extraídas de frutos produzidos por plantas. Elas não são produzidas no Brasil e são todas importadas. A ideia é tirar o gene da planta e colocar dentro de uma célula de um microorganismo, onde ele irá produzir a proteína de maneira recombinante.


Sabemos que existe uma excessiva quantidade de alimentos processados e ultraprocessados, com uma grande quantidade de açúcar. A indústria procura substituir esse açúcar por outros ingredientes e, uma das possibilidades seriam as proteínas que também são capazes de produzir o sabor doce nos receptores da língua.


Para saber mais sobre o projeto, acesse o link acima e ouça a explicação do professor. Para complementar ainda mais, acesse o site http://pbis.org.br/.

104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page